Instituto Pensar - Deputado norueguês da extrema direita indica Trump ao Nobel da Paz

Deputado norueguês da extrema direita indica Trump ao Nobel da Paz

por: Nathalia Bignon 


(Foto: Getty Images)

Um deputado norueguês da extrema direita foi o responsável pela indicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao prêmio Nobel da Paz 2021. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (9) pela imprensa americana. Na argumentação, Christian Tybring-Gjedde afirma que Trump cumpriu um papel fundamental no restabelecimento das relações entre Israel e os Emirados Árabes.

Integrante do Partido do Progresso ? conhecido por defender uma política de imigração severa ?, Tybring-Gjedde disse à Fox News que fez a indicação por achar que "ele tem feito mais tentativas para criar a paz entre as nações do que a maioria dos outros indicados ao prêmio?. Trump agradeceu a indicação no Twitter.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1303678141173575680?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1303678141173575680%7Ctwgr%5Eshare_3&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fdeputado-noruegues-da-extrema-direita-indica-trump-ao-nobel-da-paz%2F

Essa não é primeira vez que Tybring-Gjedde recomendou Trump para o prêmio, considerado um dos mais prestigiosos do mundo. Em 2018, ele e um outro político norueguês indicaram o mandatário americano ao prêmio por seus esforços para promover a reconciliação entre a Coreias do Sul e do Norte. O Partido Republicano também fez uma indicação de Trump ao comitê pelo mesmo motivo.

As negociações que envolvem o desmantelamento do programa nuclear norte-coreano, no entanto, não evoluíram, e Trump não venceu.

Lista sigilosa

Receber uma indicação para o prêmio é fácil. Até Adolf Hitler, "o príncipe de Paz na Terra?, já foi proposto para o Nobel da Paz antes da segunda guerra mundial. A Comissão do Nobel aceita qualquer indicação de pessoa ou organização, mas não costuma comentar o assunto.

A lista de candidatos é mantida em sigilo durante pelo menos 50 anos, mas uma pessoa ou instituição que lança uma candidatura pode divulgar sua proposta.

Além de Barack Obama, três outros presidentes dos EUA ganharam o Prêmio Nobel da Paz: Theodore Roosevelt, em 1906; Woodrow Wilson, em 1920, e Jimmy Carter, em 2002.

Para o prêmio 2020, que será anunciado no mês que vem, concorrem 318 candidatos.

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: